Dspace

O software Dspace foi desenvolvido pela empresa americana DuraSpace e seu objetivo é possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual.

É o software requisitado por organizações acadêmicas, sem fins lucrativos e comerciais que criam repositórios digitais abertos. O DSpace preserva e permite acesso fácil e aberto a todos os tipos de conteúdo digital, incluindo texto, imagens, imagens em movimento, MPEGs e conjuntos de dados.

Sua estrutura provê um modelo de informação organizacional baseado em comunidades e coleções, o qual pode ser configurado de modo a refletir todo o conjunto de unidades administrativas de uma instituição.

O software é personalizável e seus principais benefícios, são:

  • Software livre
  • Publicação rápida da produção científica
  • Na exposição dos conteúdos e aumentando da visibilidade
  • No acompanhamento das publicações, versões e downloads nos itens
  • Na localização via identificador único para cada item (handle)

Serviços Oferecidos

  • Serviços de Diagnóstico: Realizar modelos de diagnóstico Arquivísticos e de TI com planejamento do fluxo de trabalho de acesso, documentos de estratégia, casos de negócios, escopo de projeto, projetos-piloto.

Como itens inclusos temos avaliação de capacidade, Gestão Documental para SIGADs, planejamento de repositórios arquivísticos de acordo com a Resolução nº 43 do Conarq (RDC-Arq), preservação digital e organização do acervo documental nas plataformas de visualização.

  • Desenvolvimento de software: Análise de requisitos e documentação, arquitetura e design de aplicativos, codificação, QA, AtoM theming, implantação, documentação técnica e de usuário. Buscar atender necessidades específicas do órgão ou unidade, visando: Requisitos Arquivísticos, adequação à legislação, Classificação e Avaliação documental obedecendo as Portarias do Conarq sobre o Código de Classificação e Tabela de Temporalidade das Atividades Meio e Fim. Utilização de normas de gestão (E-Arq Brasil) e descrição (Dublin Core, Nobrade e IsaD-G).
  • Serviços e desenvolvimento de software para Migração de dados: Apresentam-se duas Modalidades. 1) Migração de versões legadas do AtoM/Archivematica/Dspace, instalando a última versão da Plataforma e migrando os dados da plataforma anterior aplicando ajustes devidos; 2) Importação e migração de qualquer outra base de dados, ainda acessível, seja Access, MicroIsis, WinIsis, DBase, SQL LIKES, etc., para as plataformas em sua última versão, inclusive com a adequação de Metadados que tenham sido utilizados não compatíveis com os Metadados atuais mantendo o estudo de equivalência de metadados entre normas e campos obsoletos.
  • Serviços de Hospedagem: Oferecimento do das plataformas em Nuvem, através da Tecnologia SaaS – Software como serviço: Compreendendo a hospedagem de serviços completos em sua última versão, incluindo hospedagem remota, backup de dados, suporte técnico, atualizações de software, atualizações de software Archivematica/AtoM/Dspace. A cada nova versão que seja liberada pela Artefactual/DuraSpace, a plataforma é atualizada, migrada e disponibilizada para o cliente de forma transparente.
  • Serviços de Recolhimento de Documentos Digitais ou Digitalização para o RDC-Arq (Arquivo Permanente Digital) via Pacotes OAIS SIP: Constitui-se de diagnóstico Arquivísticos, preparação dos Documentos, Elaboração do Termo de Recolhimento, tramitação para aprovação interna pela área Arquivística da contratante, preparação dos Pacotes OAIS SIP com os Objetos Digitais e os Metadados de Descrição Arquivística (26 elementos da ISAD(G) e consideração à NOBRADE do CONARQ), e posterior admissão ao Repositório Arquivísticos Digital Archivematica (RDC-Arq) gerando o Pacote OAIS AIP/DIP.
  • Serviços de Instalação: Instalação local dos softwares Archivematica/AtoM/Dspace seja em ambiente computacional físico ou virtualizado, assim como a instalação feita via remota conforme instruções da contratada de credenciais de acesso.
  • Suporte técnico: Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace. 
  • Treinamento: Suporte técnico on-line, patches de software e atualizações Archivematica /AtoM/Dspace.