atoM

Plataforma de acesso e difusão

O AtoM é um software livre desenvolvido pela empresa canadense Artefactual Systems que permite a difusão do material de uma instituição.

Foi inicialmente pensado para automatizar a atividade de descrição arquivística e vem evoluindo como solução de acesso aos documentos de arquivo servindo como meio de possibilitar o acesso dos documentos públicos à sociedade, como determina a Lei de Acesso à Informação.

Sua tecnologia consiste em transformar o conteúdo de um documento digitalizado em conteúdo legível por máquina, facilitando e agilizando a recuperação de informações. O usuário pode realizar buscas de palavras e frases no documento, otimizando as pesquisas dentro dos sistemas além dos diversos filtros de pesquisa avançada que a ferramenta possui.

O AtoM foi originalmente construído com o suporte de Conselho Internacional de Arquivos, para incentivar a adoção das normas internacionais. A estrutura desta ferramenta permite a organização do fundo arquivístico do órgão e trabalha com as normas de descrição ISAD(G) e Dublin Core podendo ser adaptado a outras normas.

Considerando que os documentos arquivísticos tem função probatória e informativa, a perda de sua confiabilidade implica na perda do sentido da existência destes documentos. Os sistemas de gestão e preservação devem oferecer mecanismos para verificação constante de sua integridade e autenticidade para informações fornecidas para acesso e que irão gerar confiança ao público alvo. Esta ferramenta também pode proporcionar o acesso ao acervo preservado em um repositório confiável como o Archivematica através dos representantes digitais fornecidos por ele. A política de códigos hash irão garantir que a informação que está no AtoM é a mesma que está no repositório.