Archivematica

O Archivematica é um repositório desenvolvido pela Artefactual Systems com o apoio do projeto Memória do Mundo, da Unesco, e indicado pela CIA.
É um software de formato aberto que fornece um sistema de preservação digital para processamento e armazenamento de objetos digitais a longo prazo, fundamentado em estratégias de preservação digital e baseado no modelo OAIS.

Atende a Resolução do Conarq nº 43, de 04 de setembro de 2015, que estabelece diretrizes para implementação de repositórios digitais confiáveis (RDC). A mesma altera a redação da Resolução do CONARQ n.º 39, de 29 de abril de 2014, e que estabelece diretrizes para a implementação destes repositórios. O software tambem atende o modelo ABNT NBR 15472/2007 (Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação – SAAI).

Um destaque do Archivematica é a integração direta com o software de acesso ICA-AtoM. O pacote de disseminação fornecido pelo Archivematica pode ir diretamente para a plataforma de acesso impedindo o acesso direto dentro do repositório de preservação digital, garantindo uma maior segurança aos documentos preservados.

Modelo OAIS

Conferência de hashs