SANTA MARIA NO CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO

“Santa Maria no Caminho de Desenvolvimento” é constituído por vários artigos, o primeiro foi  “Santa Maria é a 19º cidade mais empreendedora do Brasil”, o segundo “Santa Maria sobe 23 posições no quesito Ambiente Regulatório” e este é o terceiro, que trata da infraestrutura.

De acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras do Brasil 2022 (ICE), Santa Maria está na 66ª posição no ranking das cidades com melhor infraestrutura. O estudo foi realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o apoio da Endeavor – Rede Internacional de Empreendedores. 

Infraestrutura significa o conjunto de componentes e serviços inter-relacionados que, quando oferecidos em boa qualidade pelo governo, impactam positivamente no sucesso da atividade empreendedora. 

Para chegar ao resultado final, foram analisados dois principais temas: Transporte interurbano e Condições urbanas. Dentro de transporte interurbano foi feito um levantamento de dados sobre a conectividade via rodovias (Google Maps / 2021), o número de decolagens por ano (ANAC e MINFRA / 2020) e a distância ao porto mais próximo (MINFRA / 2018). Já os dados avaliados em condições urbanas foram o acesso à internet rápida (ANATEL / 2020), o preço médio do m² (ZapImóveis / 2021), o custo da energia elétrica (ANEEL / 2021) e a taxa de homicídios (DATASUS / 2019).

De acordo com Ronie Gabbi, Assessor do prefeito de Santa Maria, algumas ações foram realizadas a fim de melhorar a posição da cidade no ranking. A duplicação da RS-287, por exemplo, ajuda a aumentar a pontuação no quesito Conectividade Via Rodovias. Essa ação tem como intuito “duplicar o entorno da cidade, melhorando a vazão do fluxo de veículos que se direcionam para o Porto de Rio Grande, vindo de diferentes regiões do estado (Planalto, Celeiro, Missões, Fronteira Oeste..)”, explica o Assessor.  

Sobre o número de decolagens por ano, Ronie ressalta que será feita uma ampliação no aeroporto e uma operação de nova companhia aérea. Inclusive, já foi iniciada a venda de passagens direto para São Paulo, trazendo de volta a malha aeroviária, que conecta Santa Maria aos principais centros. 

“A gestão do município continua trabalhando na busca e na implantação de melhorias para evoluir ainda mais a posição de Santa Maria em todos os quesitos”, finaliza Ronie.

Texto: Milena Kurz Dias / Grupo Inovação Santa Maria

Deixe uma resposta