SANTA MARIA É A 19ª CIDADE MAIS EMPREENDEDORA DO BRASIL

O município de Santa Maria, com seus 285.159 habitantes, ocupa o 19º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) do Brasil 2022, com uma pontuação de 6,68. Esta é a 6ª edição do ICE, realizada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o apoio da Endeavor – rede internacional de empreendedores. 

A cidade Coração do Rio Grande é a mais bem colocada do Interior e, no Rio Grande do Sul ficou atrás somente de Porto Alegre, que ocupa a sexta colocação, com 7,81 pontos. No último ICE, publicado em 2020, Santa Maria estava na 36ª colocação, ou seja, subiu 17 posições.

Para estabelecer a pontuação de cada cidade na colocação geral, o estudo considerou os seguintes critérios determinantes: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Acesso ao Capital, Inovação, Capital Humano e Cultura Empreendedora. 

O município de Santa Maria aparece em 3ª lugar no determinante Capital Humano, onde é avaliada a Mão de Obra Básica, que são as características do ensino fundamental, médio e técnico da cidade pelo acesso a essas formas de ensino, e pelo desempenho no Enem, além da proporção de adultos com ensino médio completo. E a Mão de Obra Qualificada, que é a faixa mais escolarizada da população. São consideradas as dinâmicas do ensino superior em relação à quantidade geral de concluintes e à quantidade de concluintes em cursos considerados de alta qualidade, além do custo para as empresas contratarem profissionais em nível de direção. Florianópolis (SC) e Vitória (ES) ocupam a 1ª e a 2ª colocação, respectivamente.

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo informa que a Gestão Municipal pretende continuar potencializando no que é forte, com destaque ao Capital Humano e na Inovação, que se refere ao desenvolvimento e aplicação tecnológicas, quesito que a cidade ocupa a 14ª posição. Nos demais tópicos, os gestores irão envidar esforços para melhorar cada vez mais.

“Gestão com métricas é fundamental para se saber onde ir e medir estes resultados e o Índice de Cidades Empreendedoras é uma ótima ferramenta. Comparo estes indicadores como o painel de um avião que fornece informações para corrigir o rumo da aeronave e garantir chegar ao destino planejado com segurança”, conclui Rodrigo.

No quesito Ambiente Regulatório, Santa Maria aparece na 31ª colocação. Em comparação com o último ICE (2020), o município subiu 23 posições nesta categoria. O secretário municipal de Licenciamento e Desburocratização de Santa Maria, Ewerton Falk, relata que o grande desafio que está sendo trabalhado desde o início do governo é, justamente, o ambiente regulatório. “Este é o caminho da desburocratização, leis claras, leis que realmente sejam compreendidas e de fácil aplicação”, finaliza Ewerton.

SANTA MARIA/RS
DeterminantesPosiçãoPontuação
Ambiente Regulatório316,3436
Infraestrutura665,4650
Mercado855,0696 
Acesso ao Capital355,9161
Inovação147,1992
Capital Humano37,8697
Cultura Empreendedora565,0984

Texto: Milena Kurz Dias/ Grupo Inovação Santa Maria

Deixe uma resposta