Comunidade já pode acessar sistema de alvará online

A 27ª edição da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) recebeu nessa sexta-feira (14), o II Fórum Municipal de Desburocratização, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti). O evento, voltado ao empreendedorismo, apresentou o novo sistema de emissão de alvarás que, a partir de agora, poderá ser feito online.

site – Alvará Online – vai interligar os serviços de três secretarias – Fazenda (SMF), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e da própria Sdeti. Na ocasião, a prefeita Paula Mascarenhas lançou a ferramenta, elogiando o empenho e dedicação das equipes das pastas para a conclusão do projeto. A proposta, parte do seu Plano de Governo, foi classificada por ela como uma resposta à sociedade, o início de um novo caminho.

“Vai facilitar a vida do empreendedor, que gera riqueza e renda para a cidade. Não foi fácil chegar até aqui, mas a partir de agora vamos trabalhar para garantir ainda mais eficiência ao serviço público, sem esquecer da capacidade de colocar-se no lugar do cidadão”, disse a prefeita.

O novo sistema – conectado ao site da Prefeitura, através da Sala do Empreendedor – integra os fluxos para emissão dos documentos, trazendo mais agilidade para abertura de empresas em Pelotas, o que poderá ser feito inteiramente pela internet. 

Também participaram do evento o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários Gilmar Bazanella (Sdeti) e Jacques Reydams (SGCMU), o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício Tavares (PSD), o vereador Paulo Benemann (PSDB), o presidente da JucisRS, Flávio Koch, além de representantes do Sebrae, Banrisul e de municípios da região.

Além de possibilitar o encaminhamento pelo site de requisições e documentos, o que reduz gastos com impressões, o Alvará Online oferece um acompanhamento do pedido e o cruzamento de dados com a Junta Comercial e a Receita Federal. Isso vai facilitar também o trabalho de fiscalização dos empreendimentos irregulares ou que não estão em dia com o Município.

A plataforma criada pela Avmb Soluções em TI, nos mesmos moldes do Asten-Empresa Fácil, sistema usado pelo Executivo para o Nota Legal, IPTU, Sala do Empreendedor, entre outros. A Sdeti irá oferecer uma capacitação aos contadores interessados em utilizar o modelo de Alvará Online.

É uma imensa satisfação fazer parte de projetos assim!

Deixe uma resposta